Sangramento Uterino Anormal

O Sangramento Uterino Anormal (SUA) Ou Metrorragia É Caracterizado Quando Ocorre Aumento Do Sangramento Tanto Menstrual Como Fora Do Período Menstrual, Excluída A Gravidez Ou Os Abortos . Na Atualidade Perto De 20% Ou Seja Uma Em Cada Cinco Mulheres Sofrem De Alterações Hemorrágicas Uterinas. Quando Esta Queixa Persiste Por Mais De 6 Meses, Associado Ao Aumento Progressivo Destas Hemorragias, Deve Se Iniciar A Investigação Das Causas Do Sangramento Anormal.

Significa Que O Aumento Do Fluxo Menstrual Tanto No Volume Com Trocas Mais Freqüentes De Absorventes Como Nos Fluxos Extensos Porém Escassos (Sujeirinha Chata) Podendo Atingir 12 Até 20 Dias Devem Ser Investigados. A Presença De Coágulos No Conteúdo Do Sangue Menstrual Pode Alertar Para Alterações De Miomas Uterinos Ou Pólipos Do Endométrio.

O Primeiro Momento É Uma Avaliação Ginecológica Detalhada Com Exames Ginecológico Especular Onde Se Observa O Colo Uterino Para Afastar Causas Cervicais Como Pólipos Cervicais, Ferimentos Uterino, Erosões E Até Mesmo Infecções. A Ultra-Sonografia Endovaginal, Com Intuito De Avaliar Alterações Ovarianas E Avaliação Da Espessura Do Endométrio (Forro Interno Do Útero ). Este Pode Estar Espessado Com Aumento De Altura De Revestimento, Verificar Presença De Miomas, Aumento De Volumes Uterinos.O Aumento Da Espessura Do Endométrio Pode Orientar A Suspeita De Patologia Como Pólipos Endometriais,( Tumores Que Crescem Na Cavidade Uterina)Miomas Intracavitários, Hiperplasia Do Endométrio Onde Alterações Hormonais Levam A Desorganização Do Endométrio Produzindo Sangramentos Uma Avaliação Sanguínea Relacionadas Aos Fatores De Coagulação. Alguns Sangramentos Uterinos Podem Levar A Um Quadro De Anemia , Podendo Ser Leve A Severa. O Câncer Do Endométrio Também Pode Ser Evidenciado Através Dos Sangramentos Uterinos Anormais , Acometendo Pacientes Predominantemente Com Mais De 45 Anos De Idade .

Os Sangramentos Uterinos Anormais Podem Ser Causados Por Disfunção Hormonal E Devem Ser Corrigidos Com Terapêutica Hormonal Adequada. Em Pacientes No Período De Menopausa Os Sangramentos Uterinos Anormais Se Revestem De Uma Importância Maior, Pois Podem Ser Agregados Além Das Alterações Produzidas Pelos Distúrbios Hormonais Ou Pelo Uso De Terapias De Reposição Hormonal, Mas Também Podem Ter Como Causas Alterações Anatômicas, Miomas Uterinos, Pólipos Endometriais, Espessamentos Endometriais E Mesmo O Câncer De Endométrio.

Mioma Sub Muco

 

O Exame Mais Sensível Diante De Um Quadro Destes É A Videohisteroscopia. É  um exame de endocoscopia semelhante A Endoscopia Gástrica , Porém Adequado, Se Utilizando De Uma Minicamera Acoplado A Um Sistema Ótico De Pequeno Calibre. O Equipamento É Introduzido No Orifício Natural Do Colo Uterino Por Onde Escoa O Fluxo Menstrual, Visualizando Toda A Cavidade E O Canal Uterino. Através De Imagens Transmitidas Para Um Monitor, Tanto O Médico Ginecologista Como A Paciente Visualizam As Imagens Com Alta Definição Podendo Através Destes Exame Obter Amostra Para Biopsias. O Exame É Realizado Com Poucos Minutos E Sem Desconforto Para A Mulher.

Os Tratamentos, Exceto O Câncer, Podem Ser Realizados PelaVideohisteroscopia Com Sucesso E Baixo Risco. Pacientes Jovens Podem Ter Associados Aos Sangramentos Uterinos Anormais Fator Uterino De Infertilidade, Pacientes Em Uso De TRH Que Sangram Mesmo Substituindo Os Hormônios E Que Apresentam Nos Exames De Ultra-Sonografia Espessamento De Endométrio (Forro Interno Do Útero) Devem Realizar AVideohisteroscopia.  Diagnóstica. Durante A Videohisteroscopia É Realizada, Quando Necessária, A Biópsia Do Endométrio Para Esclarecer Natureza Das Imagens Anormais Encontradas.

Polipo Endometrial

 

Algumas Alterações Como Hiperplasia Do Endométrio Podem Exigir Um Acompanhamento E Uma Terapêutica Hormonal Adequada, Já Os Miomas Submucosos (Que Alojam Dentro Da Cavidade Uterina), Os Pólipos E Os Sangramentos Uterinos Rebeldes A Tratamento Hormonal São Tratados Pela Videohisteroscopia Cirúrgica Com Rapidez E Segurança Sem Cortes Ou Internações Superiores A 12 A 24 Horas.

Tratamentos – No Passado Os Sangramentos Uterinos Anormais Ficavam Muito Tempo Sem Diagnósticos Pela Escassez De Recursos. Na Atualidade Contamos Com Métodos De Investigação De Alta Tecnologia. Assim Os Tratamentos Também Eram Agressivos, As Mulheres Eram Submetidas ACuretagens Uterinas Sucessivamente Ou Eram Conduzidas Para Retirada Uterina (Histerectomia Total) . Com Os Avanços Da Tecnologia De Procedimentos Minimamente Invassivos, A Videohisteroscopia, Como Já Citado, Retira Os Miomas De Cavidade Uterina (Submucosos) , Pólipos Endometriais, Retirada Do Endométrio (Ablação Do Endométrio). Este Procedimento É Realizado Em Regime Hospitalar Com Curta Permanência, Sem Cortes, Sem Dor Pós-Operatória, Normalmente Se Realiza AVideohisteroscopia Cirúrgica Pela Manha Com Alta Hospitalar No Período Da Tarde. Os Índices De Sucesso Para Estes Quadros São Excelentes.

Sangramento Uterino Anormal (SUA)

Causas:

  • Distúrbios De Coagulação
  • Distúrbios Hepáticos
  • So De Drogas Anti Coagulantes
  • Uso De Anticoncepcionais Indiscriminados
  • Uso De Reposição Hormonal
  • Uso De Tamoxifen (Hormonioterapia De Câncer De Mama)
  • Miomas Submucosos Intracavitarios
  • Pólipos Endometriais
  • Hiperplasia Do Endométrio
  • Câncer Do Endométrio
  • Corpo Estranho
  • DIU- Mirena Deslocados

 

Exames De Investigação

  • Exame Especular Ginecológico
  • Ultra Sonografia Endovaginal
  • Exames Sanguíneas (Hemograma, Coagulograma, Função Hepática)
  • Videohisteroscopia
  • Tomografia Computadorizada
  • Ressonância Magnética

 

Tratamentos

  • Hormônio Terapia
  • Videohisteroscopia(Polipectomia, Miomectomia, Ablação Do Endométrio )
  • Curetagem Uterina
  • Histerectomia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Currículo